Logística Reversa ou Logística Verde

fonte da imagem: http://diariodonordeste.globo.com/imagem.asp?Imagem=378878
Logística reversa

Dentre as tendências que tem se apresentado na gestão voltada para a sustentabilidade, uma delas é a logística reversa ou logística verde, que foi durante um bom tempo deixada de lado devido, apesar de ter seus processos a muito desenvolvidos (http://pt.wikipedia.org/wiki/Logística_inversa). Exemplos antigos de logística reversa são por exemplo os processos de coleta de garrafas de refrigerante retornáveis.

No entanto o que faz com que ela venha progressivamente ganhando mais atenção é a necessidade criada de que a empresas sejam capazes de dar destino ao resíduo gerado por seus produtos. Como embalagens, pilhas, baterias, restos de computadores e outros.

A pressão neste sentido gira principalmente em torno dos residuos que geram maior impactos no meio ambiente, como o lixo técnologico. Por sinal, desde 2008 a resolução 401 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) obriga que todos os vendedores de baterias tenham no ponto de venda um posto de coleta. O prazo para o cumprimento desta resolução expira em 25 de Novembro deste ano (http://www.sustentabilidade.blog.br/?p=1294).

Um bom exemplo de logística reversa é o do grupo Pão de Açucar, que desde o ano passado, além de ter implantado postos de coleta em sua rede, tem monitorado todo o processo, agregando valor em toda a sua rede com a geração de empregos em cooperativas com o reaproveitamento das embalagens, que mais tarde voltam para a própria rede transformadas. (http://www.grupopaodeacucar.com.br/imprensa/default_area.asp?st_menu=1&cod_area=0&idNoticia=7536).

Procure no Google News sobre logística verde ou logística reversa e saiba mais

Anúncios

5 Responses to “Logística Reversa ou Logística Verde”


  1. 1 eduardo luis miranda novembro 10, 2010 às 9:19 am

    gostaria de saber as principais diferenças entre a logistica do pós-uso e a logistica do pós-consumo.
    obrigado
    eduardo

  2. 2 lurdes agosto 20, 2011 às 5:03 pm

    Consumo é o que vc consome
    uso é o que vc usa..
    obrigada

  3. 3 Andressa outubro 7, 2011 às 12:49 am

    Eduardo, na verdade os dois são a mesma coisa, com nomenclaturas diferentes! Logística Reversa de Pós Consumo é aquela que trata daqueles produtos que foram utilizados pela população e já atingiram o final de sua vida útil. Diferente da Logística Reversa de Pós Venda, que trata daqueles produtos com defeito de fabricação, que ainda não foram utilizados pelo consumidor e da Logística Reversa de Embalagem, que nada mais é que a junção das duas, a tentativa de redução de materia prima utilizada nas embalagens, a tentativa de melhoria das embalagens de forma a conservar melhor o produto, aumentando seu tempo de vida, etc. espero tê-lo ajudado! bcdessa@gmail.com

  4. 4 juliano da silva costa maio 17, 2012 às 8:55 am

    gostaria de saber se existe pós graduação em logistica reversa eu ja sou formado em gestão da produção industrial


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Contato

j2da@j2da.com.br

Siga a J2DA no Twitter

Uêba - Os Melhores Links

%d blogueiros gostam disto: