Uma Copa sustentável, será?

Na pesquisa que comecei esta tarde fiz uma busca no you tube e encontrei o seguinte vídeo:

Fiquei curioso quanto aos projetos, e sobre o andamento das obras e resolvi fazer uma pesquisa sobre o tema, o que me levou ao site da organização da Copa, onde acessei a seguinte noticia: Selo LEED: O Brasil terá uma Copa verde?

A matéria falava especificamente sobre o comitê organizador mundial para a Copa do mundo ter adotado o selo LEED para construção dos estádios, o que gerou inclusive a necessidade de adaptação de vários projetos.

Acontece no entanto que o LEED é um selo não adaptado a realidade brasileira, além de que para que sua certificação aconteça é necessário buscar ela nos E.U.A., no Brasil por enquanto a única empresa que trabalha com o selo é a Sustentax,  uma empresa que auxilia as empresas a construirem empreedimentos verdes, já aptos ao selo, comose fosse uma consultoria.

O fato de que o LEED ainda não está adaptado ao Brasil é tão claro, que existe o GBC Brasil, orgão responsável pela adaptação do selo a nossa realidade.

Ai é que reside a  crítica, por que adotar o LEED quando temos o selo AQUA/HQE, de origem francês , mas já adaptado a realidade brasileira, com possibilidade de certificação pela Fundação Vanzolini.

As principais diferenças entre os dois é que o LEED dá maior enfase a obra, fazendo quase nenhuma referência a cadeia de valores, o que faz com que projetos como o Ninho de Pássaro, tenha sido considerado uma construção verde, quando na verdade durante a sua construção utilizou muito aço, gerando grande poluição. O que não aconteceria com o AQUA, já que este selo adota critérios que envolvem um número maior de stakeholders.

Esclarecido sobre as normas, resta saber agora se a nossa Copa vai ser mesmo sustentável como anunciada, ou se apenas as construções vão ser.

Anúncios

0 Responses to “Uma Copa sustentável, será?”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Contato

j2da@j2da.com.br

Siga a J2DA no Twitter

Uêba - Os Melhores Links

%d blogueiros gostam disto: