Cidades Inteligentes para a COPA de 2014

Os investimentos necessários para as obras de infraestrutura na Copa não são os mais modestos no Programa da Copa 2014.  São Paulo por exemplo tem um gasto acima de  3,4 bilhões previstos, valor algumas vezes maior do que o necessário para reforma qualquer um dos estádios candidatos abertura da COPA em São Paulo (o projeto com custo mais elevado é a reforma do Pacaembú, estimada em 600 milhões).

Veja a Matriz de Responsabilidade de investimentos:

Matriz de Responsabilidades da COPA

Matriz de Responsabilidades da COPA

As obras de infraestrutura são tão importantes para  a viabilização dos jogos, que de acordo com o professor Roque Rabechini, são o principal entrave para que  a FIFA não autorize a abertura da Copa no Morumbi.  Neste caso por que demandam alto financiamento e um programa de projetos grande demais para o tempo existente.

Dentro deste contexto, da importância da infraestrura e a dimensão de custos, o que surge a como uma possibilidade de otimizar os recursos utilizados para a Copa através do uso de TIC ( Tecnologia da Informação e Comunicação), propondo a transformação de cidades convencionais para cidades inteligentes.  Para saber mais sobre cidades inteligentes acesse: olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/cidades-inteligentes-o-futuro-das-metropoles/11182/baixa. No vídeo fica ressaltado que através de um serviço de informação seremos capazes de prever os congestionamentos antes que eles aconteçam, assim como facilitar o transito em aeropostos, BRTs, VLTs, além de facilitar o transito de veículos limpos, como bicicletas, ou até mesmo permitir uma atuação mais eficaz da polícia.

Contribuindo para a discussão, o especialista o César Taurion, inaugurou nesta semana uma série de artigos sobre como o uso das TIC ( Técnologia da Informação e Comunicação) podem  ajudar o Brasil a otimizar seus recursos para a Copa. Acesse o artigo aqui:

www.copa2014.org.br/noticias/4762/TECNOLOGIA+UMA+OPCAO+INTELIGENTE+PARA+MELHORAR+A+VIDA+URBANA.htm

Por enquanto, podemos sonhar  com cidades sem congestionamento, mas quem sabe não se torna real até 2014.

Anúncios

0 Responses to “Cidades Inteligentes para a COPA de 2014”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Contato

j2da@j2da.com.br

Siga a J2DA no Twitter

Mais Acessados

  • Nenhum
Uêba - Os Melhores Links

%d blogueiros gostam disto: