Corrida de São Silvestre Usando a Corrente Crítica – post #6

Análise de Riscos da Corrida de São Silvestre Usando o Método da Corrente Crítica

Enfim, como um profissional do gerenciamento de projetos, não haveria um plano seu eu não elaborasse uma análise de riscos. E olha que me parecem ser muitos.

Vou categorizar os riscos do projeto em:

1. Relacionados ao meu desempenho físico

2. Relacionados aos dispositivos tecnológicos de controle

3. Relacionados ao processo de controle

Seguem alguns riscos identificados:

RELACIONADOS AO MEU DESEMPENHO FÍSICO 

–       Muito sol e calor, provocando desgaste além da minha capacidade física. RESPOSTA: Últimos treinos feito sob o sol do meio dia em São Paulo

–       Chuva, provocando bolhas nos pés. RESPOSTA: Meias e tênis adequados. Mesmo usando equipamento adequado, não vou conseguir evitar bolhas, durante essa prova relativamente curta, caso chova torrencialmente. Portanto, se vierem as bolhas, sentirei dor até o final da prova, depois eu trato delas.

–       Quedas, provocando machucados e dores. RESPOSTA: Tentarei ficar “ligado” no percurso, visualizando os próximos 6 passos. Tentarei correr no meio das ruas onde o asfalto geralmente é mais plano. Conforme os machucados provocados pela queda, isso será condição de abortar a corrida.

–       Lesões musculares ou ósseas, provocando dores. RESPOSTA: Farei um aquecimento adequado antes da prova.

–       Ânsia ou tontura, provocando desconforto. RESPOSTA: Farei uma dieta adequada antes da prova.

–       Desidratação, impactando o desempenho. RESPOSTA: Disponho de uma programação adequada de hidratação antes, durante e depois da prova.

RELACIONADOS AOS DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS E DE CONTROLE

–       Celular sem sinal, ou ligação interrompida durante a prova, provocando falta de comunicação entre eu e o PMO. RESPOSTA: Como estarei conectado o tempo todo, se eu perceber que o sinal foi perdido, pararei de correr e ligarei novamente, o que vai prejudicar o desempenho, mas manterá o projeto.

–       Delay do GPS pior do que o desempenho em testes. RESPOSTA: O GPS será um mecanismo secundário de controle. O mecanismo primário será o celular.

–       Falta de conexão internet para os Colaboradores do PMO. RESPOSTA: Além da checagem do sinal antes da prova, teremos a disposição um mecanismo secundário de conexão via celular.

–       Problemas no uso do aplicativo Prochain. RESPOSTA: Pouco provável, mas se acontecer, inviabilizará o projeto.

–       Problemas com meu celular ou com o meu head set. RESPOSTA: Inviabilizará o projeto.

RELACIONADOS AO PROCESSO DE CONTROLE

–       Comunicação inadequada entre eu e o Vitório. RESPOSTA: Definição de códigos de comunicação padronizados.

–       Comunicação inadequada entre o Vitório e o Fábio. RESPOSTA: Definição de códigos de comunicação padronizados.

–       Comunicação inadequada entre o Vitório e eu. RESPOSTA: Definição de códigos de comunicação padronizados.

–       Cronometragem errada. RESPOSTA: Testes, testes e mais testes durante esta semana.

–       Uso inadequado do aplicativo Prochain. RESPOSTA: Testes, testes e mais testes durante esta semana.

Enfim, agora é testar e torcer para que dê tudo certo. O Vitório estará tuitando o meu desempenho a cada trecho através do endereço @j2daconsulting. Acompanhe!      

  Alonso Mazini Soler, PMP – Profissional de Projetos, Professor de MBAs e Autor de livros de Gerenciamento de Projetos

0 Responses to “Corrida de São Silvestre Usando a Corrente Crítica – post #6”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Contato

j2da@j2da.com.br

Siga a J2DA no Twitter

Mais Acessados

  • Nenhum
Uêba - Os Melhores Links

