Sustentabilidade: Uma nova tendência a ser seguida

Grandes projetos requerem grandes transformações. A afirmação é, sem duvida, uma realidade quando falamos de projetos feitos por grandes empresas. O problema é que o termo “grandes transformações” agrega um valor negativo em sua essência e essas “transformações” estão quase sempre ligadas a um contexto de destruição do meio ambiente. Temos essa sensação exatamente pelo fato de não existir, até algum tempo atrás, nenhum tipo de preocupação com o meio ambiente por parte das empresas. Desmatar, poluir e alterar o funcionamento natural do meio em que vivemos, não era um problema na hora de dar prosseguimento a qualquer projeto.

Com a forte concorrência e a semelhança muito grande entre as diversas empresas e produtos de cada segmento, pequenas ações tomadas por qualquer empresa, poderá se tornar um diferencial da mesma, aumentando assim os motivos de cada consumidor de comprar seus produtos. Ser uma empresa com preocupações sociais é um grande atrativo para se posicionar em um lugar melhor dentro de um mercado muito competitivo.

Embalados por uma nova mentalidade que a sociedade civil de um modo geral apresenta, as empresas hoje, estão se encaixando aos novos padrões na hora de executar suas ações. A cada dia aumentam-se as possibilidades para quem quer implantar medidas de sustentabilidade em seus projetos.

Para que um projeto seja sustentável, alguns conceitos básicos terão que ser aplicados. É necessário atentar se nenhuma das medidas tomadas irá agredir o meio ambiente, se o projeto é economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.

Sustentabilidade Ambiental

Sustentabilidade Ambiental

A sustentabilidade não é um objetivo a ser alcançado, mas sim um caminho a ser seguido. Seguir por esse caminho não implica em uma diminuição da eficácia ou viabilidade de cada projeto, muito menos em abrir mão de uma quantia enorme de capital, mas sim na criação de métodos de agir e ter pessoas capacitadas e preocupadas socialmente, eticamente e culturalmente. Todas as partes envolvidas em um projeto têm que apresentar essa vontade única, fazer o projeto “acontecer” sem afetar ou destruir o meio ambiente.

Anúncios

2 Responses to “Sustentabilidade: Uma nova tendência a ser seguida”


  1. 1 Sergio K agosto 3, 2010 às 9:00 pm

    Parabéns ao Marcelo pelo artigo.
    Acredito que empresas estão cada dia mais “caindo na real” e, algumas por consciência, outras por uma questão de sobrevivência, avaliando como tornar seus negócios alinhados com a sustentabilidade.
    Haverá um dia que falências se darão não apenas pela relação de créditos e débidos, mas também pelo respeito, ética e, sobretudo,pela quebra de paradigma de que meio ambiente e responsabilidade social não sejam custos e sim investimentos naturais que fazem parte de qualquer outro negócio.

  2. 2 Lucas Mascarenhas janeiro 17, 2013 às 9:27 am

    Marcelo e Sérgio falaram muito bem. Sustentabilidade não é mais um modismo e sim uma necessidade urgente do nosso planeta. Agora não dá mais para ficarmos nos discursos, temos que agir com atitudes. Cabe às empresas não só cuidar do meio ambiente, mais praticar a ” sustentabilidade” e o desenvolvimento susténtavel como partes importantes de sua estratégia empresarial. Com isto estarão garantindo a sua sobrevivência com ecoeficiência em um mundo cada vez mais competitivo e com consumidores conscientes e antenados. Agindo desta maneira sairão na frente e ganharão muitos pontos de simpatia e reputação com todos os seus stakeholders e comunidades do entorno. Somente com esse tipo de conscientização e engajamento das empresas e pessoas, conseguiremos atingir ao tão sonhado ” desenvolvimento sustentável ” necessário e importante para o planeta e a humanidade. Lucas Mascarenhas.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Contato

j2da@j2da.com.br

Siga a J2DA no Twitter

Mais Acessados

  • Nenhum
Uêba - Os Melhores Links

%d blogueiros gostam disto: