Poluição Luminosa

 O processo de degradação do nosso planeta é um assunto que envolve muito mais problemas do que as pessoas normalmente imaginam. Os grandes vilões do nosso meio ambiente são mais que conhecidos por boa parte da população, mas normalmente, temos outros influenciadores que não tem tanta visibilidade na mídia: como o caso da Poluição luminosa.

 O que seria a Poluição luminosa ?

Segundo o Wikipédia, Poluição luminosa é o tipo de poluição ocasionada pelo luz excessiva ou obstrusiva criada por humanos. A poluição luminosa interfere nos ecossistemas, causa efeitos negativos à saúde, ilumina a atmosfera das cidades, reduzindo a visibilidade das estrelas e interfere na observação astronômica. Esse tipo de poluição é causado principalmente pela Industrialização.

 

Mundo Iluminado

Mundo Iluminado

 Uma das maiores demonstrações da existência da poluição luminosa, é quando estamos chegando em uma cidade e percebemos um brilho intenso no céu durante a noite, mesmo que estejamos a quilômetros de distancia.Toda essa luz que podemos enxergar, é um desperdício, levando em consideração de que ela esta passando dos limites idealizados de iluminação.

Outro fato interessante, é que nos centros urbanos, não se faz possível enxergar as estrela a olho nu. A quantidade de luz excedente é tanta que nos impossibilita de conseguir tal feito. Essa realidade não condiz com as noites das pessoas que vivem nas áreas rurais, onde a tecnologia e os grandes focos de iluminação não esta tão presente.

 A crítica não esta na utilização das luzes artificiais, mas sim no modo o qual elas estão sendo usadas. Existem estudos que apontam que o desperdício de iluminação possa chegar aproximadamente a 60% nos grandes centros urbanos. Caso consigamos mudar essa realidade e começarmos a aprender usar a energia de forma correta, mandando luz apenas para lugares os quais queremos enxergar, não precisaríamos implantar medidas como o horário de verão para economizar energia, não seria necessário buscar novas fontes de geração de energia para suprir a necessidade do país e nossos rios não seriam tão afetados com as construções de novas hidroelétricas.

 

Fonte da imagem – lifeconsulting.multiply.com

Fonte de pesquisa –  www.silvestre.eng.br/astronomia/polumin/oqepolum/

Anúncios

0 Responses to “Poluição Luminosa”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Contato

j2da@j2da.com.br

Siga a J2DA no Twitter

Uêba - Os Melhores Links

%d blogueiros gostam disto: