Web 2.0 em Gestão de Projetos

wikipedia

wikipedia

A cada dia mais a internet tem avançado no meio corporativo, semanalmente surgem novos livros, blogs, cases, redes sociais, serviços, aplicativos. Neste ambiente tem surgido oportunidades para que as empresas possam se  relacionar  melhor com seus clientes, como entender melhor o consumidor a fim de oferecer produtos mais sofisticados e adequados. O que impressiona é até onde estes anvanços podem nos levar com o  uso de ferramentas gratuítas, desenvolvidas e atualizadas gratuitamente.

Acredito que de modo geral, todos conhecem a Wikipédia: pt.wikipedia.org. Resumidamente a maior enciplopédia do mundo e a primeira colaborativa, onde o conteúdo é criado e revisado por todos.

A mesma organização que criou a Wikipédia, disponibiliza no site: www.mediawiki.org o código da plataforma, que é uma forma de acessibilizar o conhecimento e ajudar na melhoria constante do código.

Com base neste código, é que a Débora Alves desenvolveu seu trabalho, resultante na apresentação: www.slideshare.net/deboraspbr/wikis-na-gesto-de-projetos-presentation, com uma série de idéias criativas e visionárias sobre como usar o código da wikipédia na gestão de projeto.

O que ela propõe é uma forma de aumentar exponencialmente a comunicação, documentação e transmissão de lições aprendidas de um projeto, fazendo com que a velha intranet pareça obsoleta.

Vale a pena conferir, o trabalho da Débora, que apesar de ter 2 anos de publicação ainda não foi incorporado no mercado como previsto, talvez ela só tenha sido visionária demais, mas isto só nos ajuda a ter uma noção do que  está por vir nesta nova era de informação.

Anúncios

2 Responses to “Web 2.0 em Gestão de Projetos”


  1. 1 Debora junho 30, 2010 às 11:50 pm

    Obrigada pela referência ao meu trabalho.

    Os slides foram utilizados em algumas palestras que fiz na época em que eu era uma evangelista mais ativa sobre o uso de wikis.

    Atualmente continuo utilizando intensamente a ferramenta no gerenciamento e desenvolvimento de projetos.

    Mas realmente a cultura colaborativa do wiki ainda tem muitos passos a dar, especialmente no contexto corporativo.

    Fico à disposição para troca de idéias sobre esse assunto apaixonante.

    🙂


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Contato

j2da@j2da.com.br

Siga a J2DA no Twitter

Mais Acessados

  • Nenhum
Uêba - Os Melhores Links

%d blogueiros gostam disto: