Projetos da COPA: Já esta na hora de abandonar o trem bala (TAV)?

Simulação de saída de túnel com ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, em trecho de serra no Rio

Simulação de saída de túnel com ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, em trecho de serra no Rio

Faz alguma tempo que temos acompanhado notícias sobre o trem bala  (TAV – Trem de Alta Velocidade), que  ligará os aeroportos de Rio (Santos Dumont e Antônio Carlos Jobim) aos de São Paulo (Cumbica e Viracopos) com estações intermediárias  no  Campo de Marte (SP) ,  São José dos Campos (SP) e Volta Redonda (RJ) e opcionais em Jundiaí (SP) e Aparecida (SP) e Resende (RJ).

A proposta principal do projeto (apesar de cumprir com outras metas), é a de aumentar a mobilidade entre Rio de Janeiro e São Paulo, cidades que deverão receber o maior fluxo de turistas na COPA de 2014. Uma estratégia para ajudar no deslocamento.

A obra foi incorporada ao   PAC, e prometida para a COPA (http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1181261-9356,00.html). No entanto, existe um série de contratempos e atrasos para que a licitação aconteça, problemas que não se parecem com o do tipo que se resolve com a aplicação de Corrente Crítica nos Projetos. Os problemas começam na previsãode inicio da obra, já que para que a obra acontecer dentro do previsto, o edital deveria ter sido lançado no ano passado, o que não aconteceu devido a uma série de divergências.

A mais recente delas é quanto o modelo do edital, que foi construido no modelo de obra pública, enquanto o TCU alega que deveria estar no modelo de prestação de serviços (http://oglobo.globo.com/economia/mat/2010/05/25/exigencia-do-tcu-pode-atrasar-trem-bala-916691862.asp), se aprovada a contextação, o edital atrasará mais 1 ano.

mapa do trem bala (TAV)

mapa do trem bala (TAV)

Tendo que não existe nenhuma experiência no mundo de construção de trem bala com tamanha extensão em menos de 5 anos,  tendo que o projeto teria no mínimo 100 quilômetros de túneis (o metrô de São Paulo tem até hoje 62).  A obra tem se tornado a cada dia um sonho mais inviável para a COPA. ( http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,trem-bala-para-a-copa-de-2014-parece-um-sonho-sem-prazo-fixo,423372,0.htm).

Lembrando que os investimentos previstos para mobilidade urbana são de R$ 38,5 bilhões e que  o trem bala deverá consumir cerca de 34,6 bilhões, talvez esteja o momento de repensar o Portfólio e propor alternativas viáveis de serem realizadas até o evento, assim como capazes de contemplar todas as regiões onde teremos jogos.

Uma proposta defendida pela NTU (www.ntu.org.br/novosite/), mas não se sobrepõe ao trem bala é implementação de  BRT (Bus Rapid Transit – nada mais que um avanço nos “passa-rápido” existentes em São Paulo), em outras cidades que sediaram a copa, assim como ampliação do mesmo em São Paulo. A proposta é defendida principalmente por seu baixo custo  e facilidade de implementação, algo bem pé-no chão. Precisamos de mais propostas assim.

Anúncios

2 Responses to “Projetos da COPA: Já esta na hora de abandonar o trem bala (TAV)?”


  1. 1 Vagner Sanches Vasconcelos maio 31, 2010 às 10:41 pm

    Trem bala para a Copa, podemos esquecer!
    Não dá mais tempo.

    Dizem que provavelmente nem para as Olimpíadas de 2016 seja possível.

    Acredito que estes recursos poderiam ser empregados em transporte publico de qualidade nas regiões metropolitanas.

    Daria para construir algo em torno de 8 linhas 4 do Metrô-SP (http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/05/25/com-dois-anos-de-atraso-sp-inaugura-metro-com-operacao-privada-e-sem-condutores.jhtm.

    Quanto ao BRT, um grande problema é que ele faz uma “ferida” nas cidades, acaba isolando muitas áreas. Em São Paulo, áreas com corredores de ônibus, como as regiões das Av. Celso Garcia e Santo Amaro, estão um tanto quanto degradas.
    Talvez uma solução melhor seja os monotrilhos (http://www.portaltransparencia.gov.br/copa2014/sao-paulo/mobilidade-urbana/monotrilho-linha-ouro/).

    Contudo ……
    Espero um dia poder viajar para:
    – RJ;
    – Curitiba;
    – Uberlândia;
    – Etc ….
    Num trem de alta velocidade.

    Abraços,
    Vagner Sanches Vasconcelos
    São Paulo – SP

  2. 2 Susu Reis julho 11, 2013 às 7:21 am

    e puris o que o povo fica revoltado o que o governo promete nao cumpri so sabe pegar os dinheiro dos consumidor que paga o emposto em tudo que esta aumenta, para viajar e esquece o que tem para fazer no brasil.o tempo passa e so comendo o dinheiro do povo,nos queremos privacidade e respeito e sem mentira que falam e que promete,pois o brasil e grande e a humanidade e bilhões.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Contato

j2da@j2da.com.br

Siga a J2DA no Twitter

Mais Acessados

  • Nenhum
Uêba - Os Melhores Links

%d blogueiros gostam disto: