Inovação nos Processos para a Sustentabilidade

Coca-Cola e Sustentabilidade

Coca-Cola e Sustentabilidade

Ontem as plenárias da manhã tiveram como principal intuíto relatar o que as empresas vêm fazendo para inovar seus processos para a Sustentabilidade, acredito que como acontece em muito congresso, tiveram alguns palestrantes que estavam lá apenas fazendo  propaganda da empresa, mas acontece e nem desmerece, só é mais interessante quando o sendo critico é relevante.

Fora isto, tivemos muitas inovações e melhorias expressivas sendo apresentadas, mas de maneira geral o que se pretendia ressaltar é a maneira como as empresas nos seu dia-a-dia da produção fazem para serem mais sustentáveis.

Os destaques ficam para alguns processos como o da Coca-Cola, que foi capaz de reduzir o gasto de água por litro produzido para menos de 2 litros de água, sendo a fábrica de Jundiaí a mais economica no mundo,  e o argumento colocado pelo Marco Simões, que é Vice Presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, de que as embalagens que menos agridem o meio ambiente é a lata de aluminio e garrafa PET, o que gerou certo expanto.

A justificativa dada é a de que o produto na ánálise do ciclo tem um impacto menor, isto análisando fatores multiplos, como a logistica, fabricação, decomposição.

O case da Amanco também foi muito interessante,  a Regina Zimmerman demonstrou que através de melhoria no processo produtivo conseguiu reduzir o consumo de água por tonelada produzida de 1.070 litros para 230 litros, além da apresetação de produtos como  a Eco Caixa, que consome somente 6 litros em cada descarga, o que representa uma grande inovação.

Tiveram muitos outros destaques, como os trabalhos de mapeamento de aréas, apresentado pelo David Cleary da TNC, que são notáveis, e contribuem de forma experessiva para diminuir o desmatamento. Mas a mensagem que ficou da manhã foi que é necessário repensar cada processo a partir dos paradigmas do triple botton line, e que mesmo fazendo isto, os caminhos para a Sustentabilidade ainda são longos.

Se quiser debater mais ou saber mais escreva para vitorio@j2da.com.br, e conversamos sobre.

Anúncios

1 Response to “Inovação nos Processos para a Sustentabilidade”


  1. 1 johnny maio 4, 2010 às 4:59 pm

    a forma mais efetiva de sermos sustentáveis é reduzindo o consumo desnecessário
    http://sustainablemkt.wordpress.com/2010/05/04/sonho-de-consumo


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Contato

j2da@j2da.com.br

Siga a J2DA no Twitter

Mais Acessados

  • Nenhum
Uêba - Os Melhores Links

%d blogueiros gostam disto: