BICIGRINO EM SANTIAGO: SOBRE BURGOS E AS MANCHETES

Assustei-me esta manha com as capas dos jornais retratando um prédio destruído em Burgos. Imediatamente fui remetido às lembranças de minha passagem pela cidade durante minha bicigrinação no último mês de Abril/2009. Esta é a segunda vez que Burgos me acorda depois do meu retorno. A primeira vez foi o caso do peregrino Italiano encontrado morto no albergue Del Cubo – o mesmo em que eu fiquei hospedado.

Para mim essas notícias são motivo de lástima, primeiramente pela consideração à cidade de Burgos, terra de El Cid, linda e acolhedora (ganhei um jantar de graça e uma roda de papo que adentrou a noite por causa do nome da minha bicicleta, Babieca). Trataram-me maravilhosamente bem, desde a chegada triunfal por uma trilha margeando o rio onde pessoas comuns pescavam trutas e que desembocava no pórtico de entrada da cidade, imediatamente próximo da catedral e do albergue – aliás, o de MELHOR infra-estrutura de todo onde eu me hospedei. Burgos seria a cidade que eu escolheria morar se tivesse que me mudar para a Espanha. Cosmopolita sem exageros, conservadora nos hábitos e na preservação de sua história, moderna nas artes e na técnica, além de ter-me parecido economicamente pujante. 

Em segundo lugar, e principalmente, latimo pesarosamente o uso da força e da violência como meio de encaminhamento de propósitos e idéias. Em terras de São Tiago, no centro do caminho que nos empurra para frente e para o alto (ultréia e suséia) em nossa humanidade e religiosidade, parece-me inadmissível aceitar a violência bruta, justificada por posições ideológicas. Burgos não merece essa manchete! São Tiago esteja com todos nós.

Chegada a Burgos

Chegada a Burgos

Anúncios

0 Responses to “BICIGRINO EM SANTIAGO: SOBRE BURGOS E AS MANCHETES”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Contato

j2da@j2da.com.br

Siga a J2DA no Twitter

Mais Acessados

  • Nenhum
Uêba - Os Melhores Links

%d blogueiros gostam disto: